domingo, abril 30, 2006

Aconteceu hoje.......

Meu Calhambeque BI BI...... Para os que gostam automóveis e é apaixonado por carros antigos prepare-se. Mais uma boa opção de lazer para os campineiros. Todo último domingo do mês, ocorre no estacionamento do Galleria Shopping, em Campinas, o encontro do carro antigo. São mais de quatrocentos carros em exposição dos mais variados tipos e modelos.
A organização do evento separa os carros por modelos. Os premiados em competições ficam em destaque (são muitos!). O interessante, é o Clube do Fusca, onde são associadas mais de 200 pessoas. Os Fuscas ficam estacionados em fileira, (um mais lindo que o outro). Há todo tipo de Fusca, do original (banco de couro branco, pneus com faixa branca, parachoques cromados arredondados) ao mexido (equipado com rodas, motor cromado, etc), todos em perfeito estado.
No local há também uma feira de peças, (vendem de rodas a rádios antigos originais) pista de Kart e Dj´s tocando músicas da época (o som fica por conta de Carlos Leitão do Clube do Vinil, pode-se perceber que tudo é antigo, Vinil). O encontro de carros antigos é gratuito e começa as 8:30hs da manha. Vale a pena conferir.

Fazer ou não fazer? Eis a Questão

Dentro de um ônibus mais de quatro horas por dia é tempo suficiente para observar muitas coisas, inclusive quem gosta do que faz e quem faz por que é preciso fazer. Poderia citar várias frases que já ouvi nessas “viagens” da faculdade para casa, do trabalho para casa, mas isso não deixaria mais rico esse depoimento, não mais do que os fatos em si. É muito mais fácil reclamar e continuar sentado no mesmo lugar, mexendo somente os lábios para blasfemar sobre as situações. Existe muito desemprego, porém meu emprego está ruim, não quero mais; ganha-se muito pouco, porém, vou comprar um ipod para ouvir dez horas seguidas de músicas em mp3. Por outro lado vejo um senhor, em torno de 60 anos, motorista de ônibus a mais de 20 anos (com certeza!) com sorriso nos olhos e na voz, dando “bom dias” e “boa tardes”, parando fora do ponto e esperando que velhinhas desçam e coloquem os dois pés na calçada (coisa rara de se ver ultimamente). Ele se importa com o baixo salário que ganha? Sim, claro que se importa, mas isso nunca o fez reclamar e derrubar passageiros em curvas bruscas, mas sim, levar com sobriedade já que a vida nos é tão pesada todos os dias. Eis a futilidade de ipods contrastando-se com o dia a dia do Sr. Raposa, o motorista. Até hoje não soube o porquê de seu apelido, mas o importante é a lição que nos dá cada gesto de simplicidade com que leva seus passageiros. Num país onde um quer derrubar o outro, Sr Raposa espera que todos seus “convidados” se segurem para que possa dar partida. Vê-se a selva em que vivemos todos os dias, e todos os leões que derrubamos cada vez que cumprimos metas, prazos e horários. Superando expectativas, fazendo o que devemos fazer muitas vezes pelas cifras que estarão em nossa conta bancária todo mês. Se continuarmos sentados como espectadores nunca faremos a diferença mesmo, mas se tirarmos os fones do ipod dos ouvidos, as amarras e as vendas dos olhos, iremos procurar e fazer sim o que gostamos, derrubaremos muito mais que leões, seremos “Senhores Raposa”, com prazer, responsabilidade e profissionalismo, faremos o certo e quem se opuser, eu compro a briga!

Bia Pissardo
Estudante de Jornalismo

sábado, abril 29, 2006

Será Jornalismo mesmo???

Sou estudante de jornalismo ainda, escuto bla bla bla de professores todo dia dizendo o que fazer e o que não fazer em um jornal impresso. Sempre me ensinaram que as noticias tem que haver um bom lead (quem fez o que quando onde como e o porquê das coisas) averiguar o fato e a importância que representa para a sociedade. Falaram que tem que ter uma boa foto, que ambos (texto e foto) formam um casal perfeito. Por final a estrutura: Um bom título, que chame atenção, um subtítulo, nunca repita palavra do título nele, um lead completo, pelo amor de Deus sem o famoso nariz de cera e os dados adicionais. Acho que todos os jornalistas e estudantes de jornalistas estão carecas de saber isso.

Eu trabalho em um jornal impresso, faço estágio na verdade. Não sei se posso chamar aquilo de um jornal Impresso, (não criticando totalmente) ou álbum de figurinhas, (as vezes temos que colocar três, quatro fotos pra fechar uma matéria na paginação) ou revista Caras (todo mundo quer aparecer no social) é divertidissimo trabalhar lá. Infelizmente ou felizmente há muitos anúncios, é um dos tripés para sustentação de um jornal, os outros dois são as assinaturas e as vendas em bancas.
Falando do Jornal, as vezes me pergunto, será que vou encontrar isso em todos os jornais por onde eu passar?? Será que isso ocorre em todos os jornais?? Por que é meio desanimador, saber que um jornal vive praticamente de realeses, ou de gravações de falas de pessoas enviadas por email, ou matérias comerciais casadas, onde praticamente o anunciante fala tudo. E a função do jornalista? Estudamos pra que? Pra isso???? Para fazer exatamente cópias de B.O´s ??? O veículo X placa XXX – 000 de Maceió, do proprietário fulano de tal colidiu (puts colidiu é demais) com o veiculo X da placa, na avenida, naooooooo da... pelo amor de Deus, não dá. Que trabalho duro, árduo, que investigação precisa!

Ando meio chateado com tudo isso, ando desanimado com o nosso futuro como estudante de jornalismo (não há tantas vagas) e com o próprio jornalismo em si. Eu sinceramente me recuso é assinar qualquer matéria desse tipo, sou obrigado a fazer, pois trabalho e sou profissional e defendo a camisa que visto. Estamos presos dentro de um sistema ridículo, onde donos de jornais não são jornalistas, e estão simplesmente visando o lucro e * foda-se a sociedade e o leitor (desculpem pelo palavrão).Será que um dia vou chegar a ser editor e fazer um jornalismo de verdade como tantos que há por ai como a Folha de SP, Estadão, Correio Brasiliense, Zero Hora entre tantos outros, ou o sistema dos pequenos jornais vai fazer a minha cabeça como já fez a cabeça de tantos outros alunos e jornalistas que por comodismo e falta de capacidade pararam por ai??? Sinceridade, to com medo de ser mais um, mas vou lutar com todas as forças pra não ser + 1.

Sou assim, crítico, chato as vezes, escuto mais do que falo, mas falo o que penso, até a próxima........ Domingo haverá encontros de carros antigos, + de 700 carros raros e 400 fuscas. Estarei presente no evento clicando os mais variados carros e o LEADAOOO estará ai pra vcs........ Valeuuuuu
Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.