
Sou estudante de jornalismo ainda, escuto bla bla bla de professores todo dia dizendo o que fazer e o que não fazer em um jornal impresso. Sempre me ensinaram que as noticias tem que haver um bom lead (quem fez o que quando onde como e o porquê das coisas) averiguar o fato e a importância que representa para a sociedade. Falaram que tem que ter uma boa foto, que ambos (texto e foto) formam um casal perfeito. Por final a estrutura: Um bom título, que chame atenção, um subtítulo, nunca repita palavra do título nele, um lead completo, pelo amor de Deus sem o famoso nariz de cera e os dados adicionais. Acho que todos os jornalistas e estudantes de jornalistas estão carecas de saber isso.
Eu trabalho em um jornal impresso, faço estágio na verdade. Não sei se posso chamar aquilo de um jornal Impresso, (não criticando totalmente) ou álbum de figurinhas, (as vezes temos que colocar três, quatro fotos pra fechar uma matéria na paginação) ou revista Caras (todo mundo quer aparecer no social) é divertidissimo trabalhar lá. Infelizmente ou felizmente há muitos anúncios, é um dos tripés para sustentação de um jornal, os outros dois são as assinaturas e as vendas em bancas.
Falando do Jornal, as vezes me pergunto, será que vou encontrar isso em todos os jornais por onde eu passar?? Será que isso ocorre em todos os jornais?? Por que é meio desanimador, saber que um jornal vive praticamente de realeses, ou de gravações de falas de pessoas enviadas por email, ou matérias comerciais casadas, onde praticamente o anunciante fala tudo. E a função do jornalista? Estudamos pra que? Pra isso???? Para fazer exatamente cópias de B.O´s ??? O veículo X placa XXX – 000 de Maceió, do proprietário fulano de tal colidiu (puts colidiu é demais) com o veiculo X da placa, na avenida, naooooooo da... pelo amor de Deus, não dá. Que trabalho duro, árduo, que investigação precisa!
Ando meio chateado com tudo isso, ando desanimado com o nosso futuro como estudante de jornalismo (não há tantas vagas) e com o próprio jornalismo em si. Eu sinceramente me recuso é assinar qualquer matéria desse tipo, sou obrigado a fazer, pois trabalho e sou profissional e defendo a camisa que visto. Estamos presos dentro de um sistema ridículo, onde donos de jornais não são jornalistas, e estão simplesmente visando o lucro e * foda-se a sociedade e o leitor (desculpem pelo palavrão).Será que um dia vou chegar a ser editor e fazer um jornalismo de verdade como tantos que há por ai como a Folha de SP, Estadão, Correio Brasiliense, Zero Hora entre tantos outros, ou o sistema dos pequenos jornais vai fazer a minha cabeça como já fez a cabeça de tantos outros alunos e jornalistas que por comodismo e falta de capacidade pararam por ai??? Sinceridade, to com medo de ser mais um, mas vou lutar com todas as forças pra não ser + 1.
Sou assim, crítico, chato as vezes, escuto mais do que falo, mas falo o que penso, até a próxima........ Domingo haverá encontros de carros antigos, + de 700 carros raros e 400 fuscas. Estarei presente no evento clicando os mais variados carros e o LEADAOOO estará ai pra vcs........ Valeuuuuu