quinta-feira, junho 15, 2006

Freud

Mistérios do Inconsciente
Será que nós, seres humanos, somos realmente livres, civilizados e completamente racionais? Será que somos senhores absolutos da nossa vontade, de nossas escolhas e também do nosso livre arbítrio? Será que os nossos instintos animais estão mesmo enterrados e perdidos num passado remoto e longínquo, lá na selva, bem antes da nossa “incrível” civilização?
No início do século XX, um médico neurologista e pesquisador chamado Freud explicou, que o buraco onde moram todas as nossas certezas e as nossas verdades filosóficas sobre o ser “racional” que somos, era bem mais profundo e escuro do que a gente sequer imaginava. Ele concluiu que muito do que nós gostávamos de chamar de equilíbrio das nossas emoções e da nossa racionalidade, na realidade não passam mesmo é de pura repressão. Concluiu também que tudo que está reprimido dentro de nós é certamente violento e incivilizado, um verdadeiro inferno interior que gera uma força incontrolável e destruidora. Não é a toa que muitas vezes, quando nos sentimos bloqueados para manifestar nossas reações emocionais, costumamos dizer que “estamos a ponto de explodir”, porque a repressão é, na verdade, como uma grande panela de pressão.
Mas, muitas vezes nós não gostamos das sábias conclusões de Freud e preferimos as nossas conquistas tecnológicas e científicas que dão respaldo à nossa racionalidade.
Texto de Luisa Helena Leite Oliveira, 18 anos, estudante de Psicologia da UFMS

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi Lindo,gostei das suas reportagens..Ironia é seu forte...A do Ronaldinho e do Lula foi a melhor...Parabéns e continue sendo tao criativo...bjinhos...

11:33 AM  

Postar um comentário

<< Home

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.