Caminhão perde o freio e provoca
tragédia no Centro de Convivência
"Eu nasci novamente! Foi por pouco, muito pouco, que o
caminhão não me levou para baixo junto com o carro"
Todo o dia é a mesma santa rotina. Senhor Jarbas, no alto de seus mais de 50 anos, sai de casa depois do almoço para caminhar e visitar os amigos que moram na região central. Como todos os dias, cansado devido a subida da rua Manoel Matheus, Sr. Jarbas senta alguns minutos para descansar em um banquinho improvisado de concreto na sombra de uma árvore, próximo ao ponto de ônibus do Centro de Convivência de Vinhedo. Para sermos mais exatos, há 52 passos da parada.
Senhor Jarbas, um senhor obeso, de cabelos ralos e quase brancos, escapou da morte na tarde desta sexta-feira, dia 29, data que acontece somente de quatro em quatro anos, dia que, segundo o próprio, nasceu de novo graças a dois míseros passos. “Com certeza, nasci de novo, foi por pouco, muito pouco. Se eu estive um passo para o lado, os veículos me pegariam”, contou aliviado.
“Todos os dias eu sento no mesmo lugar para descansar. Hoje estava abaixando quando escutei um barulho grande. Ao olhar para o lado vi os dois veículos, um caminhão pipa e uma pickup descendo o barranco e batendo na parede”, continuou. Sr. Jarbas se refere ao acidente que aconteceu na tarde desta sexta-feira. Ao descer a ladeira da rua Brasília, um caminhão pipa, aqueles que carregam água, em má conservação de uso, perdeu os freios, atravessou a rua Manoel Matheus e acertou em cheio uma pickup que trafegava no sentido Santa Casa. Caminhão e carro bateram na mureta do Centro de Convivência, há 50 passos de um ponto de ônibus lotado, rolaram ribanceira abaixo, parando apenas na parede da ex-sala do vice-prefeito de Vinhedo. Sr. Jarbas e dezenas pessoas que estavam no ponto de ônibus viram tudo e nada puderam fazer.

Acionados, a equipe de resgate do Corpo de Bombeiros foi até o local, retiraram o motorista, com o primeiro nome de Alessandro, das ferragens e o levaram, junto com o motorista do caminhão à Santa Casa de Vinhedo para atendimento médico. Segundo uma testemunha que preferiu não se identificar, o caminhão perdeu o freio em frente sua residência na rua Brasília. “Escutei o barulho do freio quebrando, o caminhão ganhou mais veloc
idade e desceu. Sai correndo no portão porque sentia que algo ia acontecer, e aconteceu”, contou o morador. “O pipa quase pegou um senhor que estava sentado na mureta do Centro de Convivência”, concluiu.
O carro totalmente destruído precisou ser virado pelos policiais e guardas municipais que estavam no local, com a ajuda dos populares, que lotaram o barranco. O caminhão visivelmente em más condições de uso, devido a quantidade de ferrugem, além do modelo antigo, foi rebocado. Não é o primeiro acidente no local, muito menos envolvendo um veículo em péssimas condições da prefeitura.