quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Realidade cruel

Muitos criticam, outros desconhecem, alguns dizem que conhecem e muitos falam que conhecem. Mas na verdade pouca gente realmente sabe ou entrou em uma penitenciaria e viu de perto como é a realidade do nosso sistema penitenciário. Um lugar que tem o objetivo maior de punir e reeducar os infratores para devolvê-los a sociedade. Será que é realmente funciona? Dá pra re-socializar alguém?Esse ensaio fotográfico mostra as reais condições de uma penitenciaria recém desativada, sem montagem, sem truques e sem condições.

Os bastidores de um xadrez
Fotos: Danilo Ferreira (click para ampliar)


Pátio onde os detentos tomam banho de sol; muitos utilizam esse espaço
para lavar e secar roupas

Vista da entrada da cela. Colchões são espalhados no chão e cestas de supermecados viram prateleiras penduradas na parede.













Na cadeia, cadeira de plástico vira mesinha de televisão. É nela que muitos detentos passam o tempo. Cabeça vázia, oficina do diabo


Único local de banho. Paredes com infiltrações e fungos, instalações precárias. Na cadeia não há privacidade alguma

Vista da porta de saída, da esperança, de uma vida melhor noites em claro pensando no tão sonhado dia, a liberdade

A única paisagem, o único contato com o lado externo de um mundo trancado a sete chaves, vários muros, e muito aço. Até o céu passa a ter cor de chumbo

5 Comments:

Blogger Raquel Verardi said...

Realmente é uma realdade chocante!
Sempre quis entrar em uma penitenciária de regime fechado, um dia ainda faço isso... e o dia que fizer quero entrar numa ativada!
Já fiz uma reportagem em uma de regime semi-aberto e, acredite, é muito punk a coisa. O fato dos presos estarem ali, bem pertinho da gente causa um pânico imenso.

12:46 PM  
Blogger Angela Carolina said...

Dann, já fui a uma penitenciária a trabalho e sei como é a realidade. É realmente chocante quando estamos cara a cara com a realidade. É mais fácil a gente fingir que aquilo não faz parte do nosso mundo né? É o que a maioria faz... Ficaram ótimas as fotos! Você não vai mais escrever no blog? Abraços!

3:19 PM  
Blogger Utopia Urbana said...

Estou tendo ótima surpresa achando vários blogs, sobre diferentes aspectos, muito bons. Parabéns pelo seu.

Achei o seu no Bala Perdida. Já te adicionei aos favoritos.

Abraço.

3:29 PM  
Blogger Julio Cesar Corrêa said...

Infelizmente, a maioria merecia estar em lugar pior. Não tenho uma visão tão romântica em relação aos presos. Na verdade, a maioria não deveria nem ter nascido. Foram fruto da irresponsabilidade de casais pobres que foram pra cama sem tomarem as devidas precauções. Enquanto não se encarar o controle da natalidade com a seriedade que ela merece, vai continuar faltando vaga nas prisões, nas escolas, nos hospitais...
gd ab

6:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

Adorei a materia!!Mais uma vez parabens!! Acredito q a realidade das penitenciarias so faz aumentar ainda mais a a criminalidade e consequentemente a violencia, isso porque, naum reeduca nenhum ser-humano. Privatiza-las talvez seja uma solução facil, mas preferia pensar em um sistema preventivo mais eficaz!

4:21 PM  

Postar um comentário

<< Home

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.