quarta-feira, dezembro 05, 2007

Reforma Agrária

“Se tiver outras áreas abandonadas
vamos ‘vistoriar’”
Contou um dos integrantes do movimento sem-terra Pedro Salles

Danilo Ferreira
danilo@folhadevinhedo.com.br

Visitei na manhã desta segunda-feira, dia 3, a propriedade Fazenda Eldorado, no bairro São Bento, localizado as margens da Estrada Jequitibás, via que liga as cidades de Valinhos e Itatiba, para conversar com um dos lideres do movimento Comuna da Terra Che Guevara MST São Paulo, integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Pedro Salles. O objetivo foi descobrir o motivo pelo qual mais de 200 famílias da região se assentarem, com barracas feitas de lonas pretas, nos gramados de uma antiga Granja desapropriada.

Durante a entrevista, o integrante não descartou a possibilidade de novas ‘vistorias’ (como são chamadas as invasões) pela região, em áreas abandonadas e não vistoriadas pelo Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Incra. O integrante coloca Vinhedo, Louveira e Itatiba na lista de possíveis cidades invadidas. “Enquanto não tiver uma decisão do Incra vamos ficar por aqui, caso contrário podemos ir para outras cidades vizinhas”, explicou.

Segundo informações, cerca de 400 pessoas ligadas ao MST invadiram a Fazenda Eldorado, propriedade de 240 hectares, durante a madrugada do último sábado, dia 1º. Os manifestantes quebraram o cadeado da porteira e, logo na entrada começaram a armar as barracas. Dentro da propriedade, estava a família de um caseiro, funcionário da Fazenda e responsável pela manutenção do lugar. A intenção, de acordo com o Pedro Salles, é reivindicar uma análise do Incra que há muito tempo não é feita na região de Campinas. Ele considera a área invadida um lugar apropriado para a Reforma Agrária e com isso, pretende assentar grande parte das famílias presentes. “Esta fazenda é uma área possível de reforma agrária. Ela é visivelmente abandonada. Havia aqui uma antiga Granja que está desativada há 20 anos”, contou.

O fato é que fui no local e comprovei que a Fazenda Eldorado, aparentemente está em ótimas condições e que a propriedade está inativa há cerca de cinco anos, e não 20, para a construção de um condomínio, o que não foi construído ainda por problemas burocráticos. O advogado da família, Mario de Camargo Andrade Neto disse que entrou na manhã desta segunda-feira com um pedido de reintegração de posse.

Outro objetivo dos integrantes é fazer um manifesto contra a violência policial utilizada na última quinta-feira, dia 29, após um grupo de sem-terras invadirem uma propriedade em Limeira, interior de São Paulo. Cerca de 20 pessoas foram feridas e um levou um tiro de borracha na orelha durante a ação policial. Foram usados também gás de pimenta, gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral.

O que não dá para acreditar é que esses ‘membros revolucionários’ invadem propriedades de terceiros, assentam seu povo em um lugar que não é deles e ainda por cima os donos são obrigados a pedir reintegração de posse para tirar os ‘invasores’ de lá? Ou seja, alguém entra na sua casa e você tem que pedir na Justiça o direito de voltar a entrar. É inacreditável a bagunça que é nosso sistema judiciário!

2 Comments:

Blogger Bianca Pissardo said...

o país é uma grande orgia de leis falhas, além de escândalos que recheiam o grande bolo de lixo.

presidente do senado que renuncia pra fugir da cassação;
leite com soda cáustica;
jornalista que vira amante de político, posa pelada e publica um livro que não vende 10 exemplares no lançamento.

MST bancando de bonzinho?
ah... essa é a cobertura.

vergonha, vergonha Brasil

1:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Deixei um comentario no seu post sobre o Percival de Souza.
Por favor, leia e me responde com urgência.
Abraços. Flavia Vargas.

6:35 PM  

Postar um comentário

<< Home

Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.